quinta-feira, 3 de julho de 2008

Gentileza? Não, obrigada

No mundo de hoje ser gentil é difícil. Tive a prova disso umas semanas atrás. Estava num ponto de ônibus quando um senhor meio apressado chegou, me entregou um papelzinho dizendo “pode ficar com esse, eu tenho outro” e rapidamente entrou no ônibus. Percebei do que se tratava o tal papel ainda a tempo de acenar um “obrigada” para ele antes do motorista arrastar o ônibus. O tal papelzinho era um ticket de passagem, que valia por um dia inteiro no valor de 7,30 euros. 

A primeira coisa que me veio à mente foi se o ticket era válido mesmo, e era. Depois fiquei me questionando porque alguém daria 7,30 assim a um desconhecido na rua à troco de nada. Concluí que ainda existe muita gente boa neste mundo e fiquei feliz de ter recebido o ticket, apesar de que pra mim ele não iria fazer muita diferenca, pois eu também já tinha um. Cheguei à conclusão que seria um desperdício de dinheiro e de boa ação guardar aquele ticket entao resolvi passá-lo adiante. Cheguei perto da primeira pessoa que estava prestes a pagar a passagem ao entrar no ônibus e ofereci o ticket. O rapaz recusou muito educadamente dizendo que preferia pagar pela própria passagem.

Continuei tentando achar alguém que pudesse se beneficiar do tal ticket. A segunda pessoa para a qual ofereci, perguntou quanto eu queria por ele e quando eu falei que era de graça, ela simplesmente se afastou sem dizer mais nada. Teve uma menina que me olhou de cima a baixo e concluiu que eu nem era digna de uma resposta. Um senhor, me perguntou pra que eu estava tão interessada em passar aquele ticket adiante. Expliquei a situacao e ele disse somente: Não fique aé se preocupando não. Já que ninguém quer, jogue esse ticket fora! Ele também preferiu pagar a passagem a aceitar o ticket.

Realmente dessiti de tentar passar a passagem pra alguém. Voltei pra casa me sentindo mal com a sensação que gentileza desperta desconfianca, é uma coisa desnecessária e o melhor mesmo é guardar pra si. Que conclusão horrível! Eu insisto em acreditar que o mundo está repleto de pessoas boas. Ou será que eu sou muito boba e confio demais?

6 comentários:

  1. Tá explicado porque o senhor disse “pode ficar com esse, eu tenho outro” e RAPIDAMENTE entrou no ônibus! Você já deve ter visto, se não, assista ao filme A Corrente do Bem (em inglês Pay it Forward)que fala exatamente sobre esse assunto de uma forma brilhante e diferente! Bjs! Saudades!

    ResponderExcluir
  2. as pessoas andam mais descofiadas... , talvez as coisas se agravem aí pois não HÁ A NECESSIDADE DE DOAÇÕES como na nossa terinha. Pense q se vc tivesse ajudado uma velhinnha atravessar a rua, fosse diferente....
    sou otimista

    ResponderExcluir
  3. O interessante é que aquele senhor provavelmente pode ter passado pela mesma situação até te encontrar, e, talvez, por isso entrou no ônibus tão rápido.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Pelo menos aí as pessoas são gentis, coisa difícil aqui na Espanha onde cada um faz a sua obrigação e não passa disso. Qdo vc encontra uma pessoa que faça 1 mm além do que é seu dever, vc até se surpreende. De qquer forma, sou otimista.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. que história feia, amiga! é uma pena que o mundo esteja tão cheio de canalhices e que as pessoas se vejam obrigadas a ser tão defensivas.... e parece que aprenderam a lição direitinho, né?

    hay que endurecer sin perder la ternura! y tampoco la cordura....

    gentileza? sim, por favor! sempre!

    ResponderExcluir
  6. Oh, gatinha, acho que a gente vai perdendo a boa fé nas pessoas com o tempo, ainda mais num mundo tão capitalista. Sempre se olha o outro com desconfiança...(meio do tipo, por que ele está me olahdno? humm, vai tomar algo de mim...)Fiquei pensando no porquê o homem escolheu vc! O porquê dele ter saído correndo, ficou claro, né?! MAs, sinceramente, o mundo está repleto de pessoas boas, apesar dos pesares!

    ResponderExcluir