sábado, 11 de fevereiro de 2012

Metamorphose

Essa foto vem do site oficial do carnaval de Bremen. Querem dar uma olhadinha? Cliquem aqui.
Hoje o centro de Bremen deu espaço para o carnaval de samba pela 27ª vez. O sul da Alemanha é  predominantemente católico e o norte é protestante. No sul existe a tradição de se festejar o carnaval enquanto, no norte as pessoas torcem o nariz e acham isso tudo uma grande besteira. Desculpa esfarrapada pra encher a cara e se comportar mal, é o que muitos acham. Ou achavam, porque há 27 anos, a partir da idéia de Janine Jaeggi, uma alemã apaixonada por fantasias carnavalescas e pelo som dos tambores, surgiu um carnaval de samba aqui em Bremen que vem obviamente crescendo a cada ano. Como a própria Janine explicou em entrevista no ano passado, quando começaram, eles eram um grupo de amigos que sonhavam com o calor do Brasil e resolveram fazer essa brincadeira de desfilar fantasiados pela cidade. A idéia foi ficando cada vez maior, esse grupo de amigos acabou virando uma espécie de associação e grupos de samba do país inteiro se juntam a eles pra animar o centro de Bremen nesta época do ano.

Os organizadores do Bremer Samba Karneval, como é conhecido o evento, passam o ano todo produzindo fantasias incríveis. Exatamente às 11:11 eles se juntam na Marktplatz, praça principal do centro da cidade e fazem uma espécie de apresentação com máscaras, música e muita fantasia que representa um determinado tema. O deste ano foi "metamorfose" e foi lindo! Vejam um pouco de como foi  nesse video do jornal local Wesser Kurrier.

A primeira mulher dar entrevista no video é Janine Jaeggi, a idealizadora e organizadora do evento. Segundo o website deles: Tudo em Bremen é um pouco diferente - inclusive o carnaval.



2 comentários:

  1. Que massa, cris! Em geral as pessoas querem se juntar no calor do verão, que jóia, que seja no inverno e que seja uma reunião de pessoas que vão apenas trazer calor, animação, beleza e alegria para a cidade! bjs

    ResponderExcluir
  2. Vc nem me contou q aí tb tem essa de 11:11!!! Um dia desses eu tb tenho q ir aí no carnaval de Bremen, ne?! Fiquei animada!

    ResponderExcluir